Luz, fonte de energia e vida!

2016 – Atual: Luz, fonte de energia e vida!

Descrição: O projeto Luz, fonte de energia e vida! visa a apresentação de uma oficina com atividades lúdicas focada na utilização da energia solar para alunos de 3º ano do Ensino Fundamental. Em adição planejamos desenvolver kits de experimentos intitulados “Luz, fonte de energia e vida!” e distribuí-los para 50 professores de escolas municipais. Visamos assim contribuir significativamente para a popularização e difusão da ciência, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciência em escolas públicas. Financiador(es): CNPq e Instituto TIM.

Orçamento aprovado:R$54.900,00

Situação: Finalizado.

Principais metas:

  •  Planejar e produzir uma oficina didática com animações, figuras, fotos e atividades práticas voltadas para o tema energia solar;
  •  Desenvolver um manual de instruções ilustrado e atrativo para a montagem de kits didáticos para o ensino do tema energia solar para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental;
  •  Desenvolver kits de experimentos intitulados “Luz, fonte de energia e vida!”;
  •  Aplicar a oficina em 50 turmas de 3º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais;
  •  Distribuir kits “Luz, fonte de energia e vida!” para 50 professores de escolas municipais e treiná-los sobre o uso adequado destes kits.

2 tim e cnpq

Atividades desenvolvidas:

 

JOGOS DE TABULEIRO: Estes materiais tem como objetivo ajudar na fixação dos conteúdos relacionados á energias renováveis com enfoque principal na energia solar. Assim a criança coloca em pratica o conhecimento adquirido de forma divertida e descontraída.

 

 

Plano de trabalho/Cronograma de Atividades

Atividades 2016 2017
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Formação de uma equipe de trabalho composta por acadêmicos bolsistas e voluntários x x
Encontro entre todos os participantes do projeto x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x
1. Planejar e produzir uma oficina didática com animações, figuras, fotos e atividades práticas voltadas para o tema energia solar; x x x x x x x x x x                            
2. Pesquisar kits didáticos comerciais de atividades voltadas para o ensino do tema energia solar; x x x x x x x x x x
3. Orçar materiais e kits e efetuar a aquisição; x x x
4. Desenvolver um manual de instruções ilustrado e atrativo para a montagem dos kits comerciais para crianças do 3º ano do Ensino Fundamental; x x x x x x x
5. Desenvolver kits de experimentos intitulados “Luz, fonte de energia e vida!”. x x x x x x x x x x x x x x x x x
6. Preparar os alunos que irão aplicar a oficina nas escolas; x x x
7. Agendar visitas em escolas para apresentProjeto da oficina; x x x x x x x x x x x x x x
8. Aplicar a oficina em 50 turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais; x x x x x x x x x x x x x x
9. Distribuir kits “Luz, fonte de energia e vida!” para 50 professores de escolas municipais e treiná-los sobre o uso adequado destes kits. x x x x x x x x x
10. Avaliar as oficinas aplicadas e realizar ajustes necessários; x x x x x x x x x x x x x
11. Disponibilizar ao público em geral os materiais didáticos preparados no projeto através do website LabCTI. x x x x x x x x x x x x x x x x x
Slide2_Luz, fonte de energia_mrl
Slide1 Luz, fonte de energia_mrl
Roteiro Praxinoscópio_mrl
 Roteiro Praxinoscópio fotos_mrl
Roteiro FlipBook_mrl
Roteiro Traumatópio_mrl
RoteiroTaumatrópio fotos_mrl
Roteiro Animais de papel_mrl
Luz, fonte de vida_mrl