Sociedade Renovável
2016 – Atual: Sociedade Renovável (II)
Descrição: O projeto Sociedade Renovável propõe a apresentação de uma palestra atrativa e informativa contendo vídeos, animações, experimentos lúdicos e atrativos relacionados a energias renováveis para alunos de 6-8 anos de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, neste projeto iremos propor experimentos lúdicos e atrativos, preparar pôsteres, elaborar atividades e jogos para crianças e distribuir cartilhas sobre energias renováveis. O tema Luz será contemplado em atividades relacionadas a geração de energia solar. Através das ações acima educaremos crianças sobre a importância das energias renováveis, especialmente a energia da luz que por meio da fotossíntese é responsável por grande parte da vida no planeta como a conhecemos. Estimamos que o projeto Sociedade Renovável atinja mais de 5000 pessoas diretamente. Visamos assim contribuir significativamente para a popularização e difusão da ciência, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciência em escolas públicas.
Financiador(es): CNPq e Instituto TIM.
Orçamento aprovado: R$ 51.700,00
Situação: Finalizado.
Atividades desenvolvidas:
Cronograma de Atividades/Plano de trabalho
Atividades | 2016 | 2017 | ||||||||||||||||||||||
JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ | JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ | |
Formação de uma equipe de trabalho composta por acadêmicos bolsistas e voluntários | ||||||||||||||||||||||||
Encontro entre todos os participantes do “Sociedade Renovável” | ||||||||||||||||||||||||
1. Propor experimentos lúdicos e atrativos relacionados a energias renováveis (energia da luz-solar, eólica, hidráulica, biomassa, etc.); | ||||||||||||||||||||||||
2. Preparar pôsteres sobre energias renováveis, incluindo o tema energia da luz (solar); | ||||||||||||||||||||||||
3. Elaborar atividades e jogos para crianças, relacionados a energias renováveis contemplando principalmente a energia da luz; | ||||||||||||||||||||||||
4. Estruturar uma palestra atrativa e divertida em formato Power point®, contendo vídeos, e animações; | ||||||||||||||||||||||||
5. Distribuir cartilhas sobre energias renováveis (incluindo a energia da luz) contendo história em quadrinho e atividades como caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir; | ||||||||||||||||||||||||
6. Preparar os acadêmicos que irão apresentar a palestra nas escolas; | ||||||||||||||||||||||||
7. Agendar visitas em escolas para apresentação da palestra; | ||||||||||||||||||||||||
8. Apresentar a palestra em 225 turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental; | ||||||||||||||||||||||||
9. Avaliar as visitas realizadas e realizar ajustes necessários; | ||||||||||||||||||||||||
10. Disponibilizar ao público em geral os materiais didáticos preparados no projeto através do website LabCTI. |