Fazer Ciência: uma cultura que se pratica desde criança

Descrição –  Neste projeto propomos a divulgação da ciência para crianças de 7 a 12 anos através do uso de livros infantis com experimentos lúdicos.  A equipe elaborará o primeiro volume de uma coleção de livros com experimentos de fácil execução visando a divulgação e o aumento do interesse pela ciência através do estímulo dado no início da fase de alfabetização. Todos os livros poderão ser utilizados por pais ou responsáveis de crianças e pelos professores de Ciência do Ensino Fundamental que poderão utilizá-los como apoio didático.  Assim, este projeto deseja contribuir significativamente para a inserção da cultura, popularização e difusão da ciência, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino científico em escolas públicas, bem como divulgar a Universidade em Blumenau e região.

Objetivos – O objetivo geral deste projeto é contribuir para a popularização e difusão da ciência além de aumentar o interesse pela Física e consequentemente alargar o percentual de estudantes com alto rendimento em áreas científicas. Além disso, pretendemos proporcionar as crianças a oportunidade de entender que ciência também é cultura. É possível aprender muito através de atividades lúdicas e divertidas. De modo a atingir este objetivo, definem-se os seguintes objetivos específicos:

– Realizar um levantamento bibliográfico de literatura já existente;

– Pesquisar atividades experimentais no ensino de Física e adaptá-los para crianças;

– Dividir atividades relevantes entre os temas eletricidade, magnetismo, luz, água, ar, calor, astronomia, mecânica e som;

– Selecionar atividades para o primeiro livro que irá abranger os temas Eletricidade e Magnetismo;

– Reproduzir as atividades selecionadas;

– Formatar e preparar a versão ilustrada do livro;

– Apresentar o livro para editoras que possam ter interesse;

– Buscar recursos para impressão do livro e distribuição em escolas públicas.

Além disso, em consonância com a Resolução Normativa no 03/CUn/09, esta ação de extensão vinculada às ações de arte e cultura norteará:

I – otimizar as relações de intercâmbio entre a Universidade e a sociedade em relação aos objetivos da Instituição;

II – propiciar mecanismos para que as pessoas e as instituições utilizem o conhecimento existente na realização de suas atividades;

III – estimular a troca de saberes entre a Universidade e a sociedade;

IV – avaliar as contribuições da Universidade para o desenvolvimento da sociedade;

V – facilitar e melhorar a articulação do ensino e da pesquisa com as necessidades da sociedade;

VI – preservar e proteger o conhecimento produzido pela sociedade.