Divulgação de ciência através de HQ

2016 – Atual: Divulgação de ciência através de histórias em quadrinhos

Descrição:  Neste projeto propomos a divulgação dos temas “energias renováveis” e “sustentabilidade” através do uso do uso de histórias em quadrinho (HQ) como recurso didático. A equipe elaborará uma cartilha contendo HQ e diversas atividades como caça-palavras, palavras cruzadas, jogo da memoria, desenhos para colorir, dentre outros, visando o ensino de energias renováveis a alunos de 6-8 anos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das escolas de Blumenau e região. Estimamos que este projeto atinja mais de 5000 pessoas através da distribuição de cartilhas impressas e via website. Este público alvo será formado por: acadêmicos, estudantes de escolas municipais, professores da rede pública de ensino e visitantes do website. Assim, este projeto visa contribuir significativamente para a popularização e difusão da ciência, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciência em escolas públicas.

Financiador(es): CNPq e Instituto TIM.

Orçamento aprovado: para a impressão das cartilhas.

Situação: Finalizado.

2 tim e cnpq

A seguir um modelo de cartilha feita sob a orientação do prof. Loos.

Cartilha para Crianças! Baixe e compartilhe com crianças que você conhece!

1. LOOS, M. R.; Meneguzzi, A. P.; Schatzmann, S.; Ilustração: Sakai, K. A. “Capitão Renew e as incríveis energias renováveis”. UDESC-Joinville, 2014.
[Link para baixar]
Cartilha_renew
2. LOOS, M. R.; et al. “Julia e os guardiões das energias renováveis”. UFSC-Blumenau, 2017.

[Link para baixar]

Cronograma de execução

Atividades ABR2016 MAI2016 JUN2016 JUL2016 AGO2016 SET2016 OUT2016 NOV2016 DEZ2016 JAN2017 FEV2017 MAR2017
 Levantamento bibliográfico sobre os temas “energias renováveis” e “sustentabilidade”. X X X X