Desenvolvimento de haste telescópica de fibra de carbono para suporte e acoplamento de serra recíproca pneumática para otimização do processo de poda em redes de distribuição

2015 – 2017

Descrição: A poda é uma prática comum e visa reduzir os conflitos de árvores com as linhas de transmissão. As ferramentas atualmente usadas na poda, operadas a partir do solo, são limitadas ao corte de galhos finos e alcance de até 5 metros. Estas ferramentas, além de ineficientes, exigem força do operário e causam fadiga devido a realização de movimentos repetitivos. Há a necessidade de criação de novos dispositivos que facilitem a poda de árvores, de modo a aumentar o rendimento dos operários, diminuir custos e tornar as atividades menos cansativas. É necessário ainda o desenvolvimento de técnicas que visem inibir o crescimento de galhos podados de modo a estender o período entre podas. Não há uma política de reaproveitamento dos resíduos de poda sendo em aplicação e de formação de cooperativas nesta área. Precisa-se de uma metodologia de caráter ecológico que evite o deposito destes materiais em aterros e lixões e contribua para a diminuição da contaminação do solo e de lençóis freáticos..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

 

Integrantes: Marcio Rodrigo Loos – Coordenador / João Victor Reinert – Integrante / Adilson Pakuszewski – Integrante / Jorge Coelho – Integrante / Marcelo Callegari Scipioni – Integrante.

Financiador(es): Celesc Distribuição – Auxílio financeiro.